Pedidos

Paz e Graça, amados.

Estamos reativando este blog, estava parado há alguns anos.
Se alguém tiver pedidos a fazer, envie para o email: metlisten@gmail.com. Faremos o possível para ajudar. Lembrando que não hospedamos nenhum arquivo, somente indicamos onde eles já estão na internet.

Obrigado!

terça-feira, 17 de março de 2009

Bíblia para Celular

E mais uma vez a tecnologia me deixa de boca aberta... :o

Essa noite, depois de dar aula e terminar de preparar uns materiais para umas palestras que eu vou ministrar (já eram quase 3h da madruga), resolvi passear um pouquinho no http://www.getjar.com/ , um site de aplicativos para celular. E futuca aqui, futuca lá, baixa aplicativo daqui, baixa de lá, até que, ao passar por alguns aplicativos, surge a idéia de procurar novamente uma Bíblia para celular; preferencialmente offline, pra não ficar gastando com transferência de dados, e preferencialmente em Português.

Imagem somente de ilustração. A versão que eu estou falando é em Português mesmo.E eis que acho o Go Bible, uma Bíblia free, completinha, disponível para várias linguagens, inclusive Português. Claro que o jar da versão em Português tem 1,46mb, mas como meu celular tem um espaço disponível de 10mb dá tranquilo, junto com meu Opera Mini e outros... Baixei pelo meu computador e, depois de demorar um tempinho pra transferir o arquivo para o celular via cabo USB, experimentei a peça. Muito legal mesmo, bem útil. Procurava isso a meses, e realmente não foi algo fácil de achar. Agora posso mais uma forma de acesso à Palavra de Deus à mão, pelo celular... :) O legal dela é que também permite fazer buscas, enviar versículos via SMS, gravar bookmarks e consultar o histórico... Demais, não?

Para instalar, basta baixar a linguagem desejada em http://gobible.jolon.org/ , descompactar os arquivos jad e jar em um diretório qualquer e mandar instalar um dos dois, dependendo do seu aparelho. O meu Motorola v191 aceita qualquer um dos dois.

Esse assunto de aplicativos para dispositivos é algo que tem me interessado ultimamente, essa possibilidade ter facilidades no meu celular. Além da Bíblia, também encontrei outros aplicativos úteis, como controle de consumo de combustível para automóvel e MSN Messenger, e uns joguinhos interessantes (se bem que muuuuito difícilmente eu paro pra jogar no celular; porque quando eu tenho esse tempo geralmente eu estou lendo alguma coisa.... :) ) E então, o que mais será que nos espera pela frente?

Como instalar a Bíblia no seu celular

Devido à grande quantidade de pessoas perguntando sobre como instalar o software em seus aparelhos, estou colocando aqui uma breve explicação sobre o assunto:

  1. Primeiramente, a GoBible é um programa criado para uma plataforma chamada J2ME, em MIDP 1.0 ou MIDP 2.0. Isso é um recurso que serve para rodar aplicativos simples, e que o seu aparelho deve ter para poder rodá-lo. A maioria dos aparelhos comuns atuais possui este recurso. Se o seu aparelho roda PalmOS, Windows CE, Symbian OS ou algum sistema operacional desses com mais recursos, você pode procurar um software de Bíblia mais completo ou pesquisar sobre como rodar aplicativos J2ME neles. Aí eu não sei dizer como fazer. Esse arquivos de programas para J2ME tem a extensão (final do nome do arquivo) .JAR. Por exempo: "meu_programa.jar".
  2. Segundo, você deve baixar o software lá no site da GoBible (http://gobible.jolon.org/).
    1. Para isso, vá ao site, escolha o idioma e versão de tradução em "Step 1 - Select a translation".
    2. No "Step 2", escolha a primeira opção ("Full Bible...").
    3. Clique então no botão "Download", no "Step 3".

  3. Depois de baixar o software no site é necessário passar para o seu aparelho. Essa parte é diferente para cada aparelho e fabricante. Você deve procurar no manual do seu aparelho sobre como instalar aplicativos (Java). Para o meu antigo Motorola v191, fiz isso com o auxílio do programa encontrado no seguinte link: http://dwalx.motofan.ru/mmm.php . No meu Nokia 5200 eu uso o programa do CD que veio com ele, o Nokia PC Suite. Nos dois casos eu usei um cabo usb para ligar o aparelho ao PC, mas também é possível fazer isso por Bluetooth, quando o celular e o computador possuem este recurso. Essa parte eu não vou poder te dizer como fazer para outros aparelhos.
  4. Uma vez que o aplicativo esteja instalado no aparelho, basta acessá-lo na parte de aplicativos, o que também deve estar explicado no seu manual.
  5. Alguns celulares, geralmente alguns Nokia como o meu 5200, apresentam problemas com a GoBible em um arquivo só ("Full Bible", no item 2). Se isso acontecer no seu aparelho, volte ao item 2 deste tutorial e selecione uma das outras duas opções ("Bible split into 128kb applications..." ou "Bible split into 512kb applications..."). Tente primeiro a opção de 512Kb; se não funcionar, tente a de 128Kb. A Bíblia vai vir em arquivos separados dentro um arquivo zip. Você precisará abrir esse arquivo, descompactar em alguma pasta de seu computador e instalar todos eles separadamente em seu aparelho.
  6. Se você tiver problemas para instalar a Bíblia em seu celular, mas depois conseguir, poste aqui como você fez, que assim a gente edifica mais gente...
Fonte: www.adrianoweb.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário